sábado, 16 de junho de 2018

Morando sozinha



Bom hoje to aqui para compartilhar um pouco da minha experiencia de viver sozinha. Saí da casa dos meus pais em junho de 2017 bem na semana do meu aniversário, as chaves do meu primeiro apartamento foi o meu maior presente. Sempre tive o sonho de morar sozinha, mas saí de casa com 28 anos. Na época já estava formada e não conseguia mais me sentir parte da casa onde vivia com meus pais e meus irmãos. Queria ter o meu espaço, com a minha cara, minhas regras e não podia mais conviver com pequenos conflitos de família. Simplesmente não me encaixava mais naquele lar. 

Hoje tenho meu próprio espaço, que ainda quero completar com alguns móveis e utensílios de decoração. Morar sozinha, ao longo desse ano foi um verdadeiro desafio e momento de grande aprendizado. Não me me arrependo nem um pouco, mas para quem quer o mesmo, já aviso, prepare não só o bolso como também o psicológico! Isso porque no início não é nada fácil, principalmente sem planejamento financeiro. No meu caso, eu sai da casa dos meus pais com as dívidas quitadas e situação financeira razoável, mas sem grandes reservas. Gastei dinheiro com frete, alguns móveis, caução (que no meu caso foi parcelada) e alguns utensílios domésticos. Por sorte, tive a ajuda de amigos e familiares e ganhei coisas básicas como fogão, mesa e armários de cozinha.

Hoje me sinto muito bem e não me arrependo da escolha que fiz, as vezes sinto falta de ter alguém pra conversar e dividir o meu dia-a-dia, mas outros só quero descansar e curtir a minha solidão. Morar sozinha me deixou muito mais responsável, pois dependo somente de mim para pagar aluguel, água, luz, me alimentar e claro que me dou ao luxo de ter internet e um bom plano de celular ( ninguém é de ferro!). A independência, por outro lado, me fez largar alguns projetos como a pós graduação, um curso de inglês e vender meu carro. Percebi o quanto é importante viver com o padrão de vida que se pode, ter uma reserva de emergência e economizar nas pequenas coisas; valorizar mais o meu trabalho e simplificar a rotina para ter menos estresse. Aprendi, a ser mais organizada e gerenciar melhor o meu tempo livre. No entanto, a melhor coisa que me aconteceu foi que a relação com a  família melhorou cem porcento, porque quando vou na casa deles coloco o assunto em dia e nos divertimos muito com as novidades. 

Para mim morar sozinha é aprender a conviver consigo mesmo, convivendo com a alegria de ter o próprio canto e, por vezes, com a tristeza de querer compartilhar um momento, quando só se tem a própria companhia.





Um comentário: