quarta-feira, 29 de junho de 2016

Disciplina e bons hábitos: A chave para o Sucesso






Disciplina, eis uma das características que são muito importantes para tudo na vida: fazer exercícios regularmente, comprar um imóvel, se destacar na carreira; por outro lado, os hábitos influenciam na decisão que tomamos a respeito de tudo o que é importante na vida. Para evoluir e conseguir objetivos mais rápidos e de forma eficiente, devemos, sim, prestar atenção a esses dois pontos. Um exemplo disso, é quando se quer muito comprar algo, mas não se tem dinheiro e precisa apelar para o cartão de crédito, então mesmo sabendo que não deveria, você acaba o utilizando e por conta dessas e outras, acaba tendo que adiar aquela, tão sonhada, viagem de fim de ano. Outro exemplo, é quando se quer fazer uma dieta para emagrecimento.  Se o objetivo é perder alguns quilos, então não se pode comer xis e batata frita, certo? No entanto, se essa pessoa sempre comeu esse tipo de comida, então fica muito mais difícil mudar esses hábitos...
 Estive lendo o livro O poder do Hábito, que mostra claramente como um conjunto de ações pode ajudar ou arruinar de vez a vida de uma pessoa. No livro, é citado um conceito que é chamado de loop do hábito, que é composto por um ciclo que de três fases: a Deixa, que se refere a um estímulo recebido pelo nosso cérebro para a formação de um hábito; a Rotina, que leva uma pessoa a repetir uma ação, e por fim,  a Recompensa, que trás algum tipo de benefício ou realização.



Uma vez estabelecido o hábito, fica muito difícil de se acostumar com uma nova rotina. Entretanto, o livro mostra que os hábitos podem ser modificados experimentando diferentes ações que gerem algum tipo de recompensa. É como uma pessoa ansiosa que consegue parar de fumar e passa a correr todos os dias para compensar a abstinência do fumo, então, além de reduzir a ansiedade, ela começa a ter maior disposição no seu dia a dia. Mudanças de hábito como essa, logicamente, geram uma recompensa, mas exigem muita disciplina. Por isso, não existe fórmula mágica, o lema é mudar e se reinventar a cada dia para que as nossas atitudes nos levem na direção que queremos dar a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário